domingo, 24 de junho de 2012


Você é o computador

Lembra-se daquele computador em forma de óculos que você utilizava como computador há dez anos? Venda para um antiquário enquanto ainda vale algo, pois em 2030 ninguém mais vai querer saber de algo tão grande para acessar a internet ou seus arquivos.
Você é o computador
Nesta década, a grande tendência será transformar o ser humano em um computador. O primeiro passo para isso, de acordo com as previsões de Reto Meier, é transformar as telas dos computadores em pequenas lentes de contato, como uma espécie avançada de realidade aumentada. Dessa forma, as imagens seriam enviadas diretamente para a retina do usuário.
Essa ideia futurista já foi posta em prática no cinema. Quem assistiu ao filme “O Exterminador do Futuro 2” certamente se lembra da cena em que o personagem vivido por Arnold Schwarzenegger faz uma  leitura do local com base em informações existentes em um banco de dados. Tudo isso com um simples olhar.
Holografia também será comumContudo, essa nova forma de computação vai muito além da facilidade de ter tudo em seus olhos. Em 2030, o cloud computing já será utilizado em larga escala e, ainda segundo Meier, você terá acesso e controle irrestrito a essas informações por meio de sua mente. Bastaria pensar para abrir um site ou executar um arquivo.
Além disso, o entretenimento também vai ser semelhante ao visto em “Os Jetsons”. Por mais que a tecnologia ainda esteja em seu início, o “World Future Group” acredita que em 2030 já teremos TVs que exibem imagens em holografia 3D. Já imaginou como seria assistir aos seus jogos do seu time do coração?

Segurança segundo Isaac Asimov

Isaac Asimov é considerado o pai da robótica, principalmente por conta da "Série da Fundação" e demais livros que abordam o tema. Em "Eu, robô", por exemplo, ele retrata um mundo em que humanos e robôs coexistem pacificamente. Pois em 2030 isso já estará acontecendo."
Segundo Marshall Brain em seu livro “Robot Nation” (Nação robótica, em uma tradução livre), em vinte anos será possível encontrar robôs à venda com a mesma facilidade com que vemos geladeiras hoje em dia. Além disso, a inteligência artificial desenvolvida será tão evoluída que as máquinas poderão facilmente substituir o ser humano em determinadas tarefas.
Prepare-se para competir com robôs
Pesquisadores da DARPA (sigla em inglês para Agência de Projeto de Pesquisas em Defesa Avançada) já estão desenvolvendo a inteligência robótica para que carros possam ser dirigidos como em uma espécie de piloto automático avançado. A proposta é, até 2030, fazer com que os robôs consigam identificar e compreender o ambiente de forma que possam conduzir um veículo de maneira segura sem ninguém ao volante.
Porém, Asimov não é o único autor a inspirar as tecnologias do futuro. Em seu livro 1984, George Orwell criou a figura do “Grande Irmão” (o famoso Big Brother), também chamado de “O Olho que tudo vê”, pois é capaz de monitorar todas as ações dos cidadãos de determinado país.
Monitoramento do Grande Irmão
De maneira semelhante, 2030 terá microcâmeras e gadgets espalhados por todos os lugares, fazendo gravações e registrando cada momento. Nesse futuro imaginado por Gene Stephens, professor da Universidade da Carolina do Sul, os dispositivos invisíveis criariam um ambiente seguro para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário