domingo, 24 de junho de 2012


Ao infinito e além

Lembra-se de quando viagens espaciais com tripulantes civis eram vistas apenas nas telas de cinema? Pois isso começa a virar realidade, mesmo que para poucos. Ao menos é o que propõe a empresa americana Virgin Galactic.
Avião da Virgin Galactic
Divulgação/Virgin Galactic
A companhia é responsável pelo desenvolvimento da espaçonave SpacheShipTwo, apresentada ao mundo em 2009. Desde então, o projeto esteve em fase de testes e, segundo as previsões feitas pelo grupo, o transporte espacial civil já estará disponível no ano que vem.
O percurso durará cerca de duas horas, sendo apenas cinco minutos com a ausência de gravidade. O preço do passeio será de US$ 200 mil.

De volta para o futuro: 2015

Quem assistiu ao filme “De Volta para o Futuro”, de 1985, certamente possui uma visão idealizada de como será o mundo em 2015. Como você já viu aqui mesmo no Baixaki, o longa-metragem faz projeções de um futuro com tecnologias muito avançadas, mas um tanto quanto distantes do real.
Apesar de cinco anos não ser uma espera tão longa, a evolução não espera. Por mais que você não tenha seu carro voador, muitos elementos vão se transformar e chegar a um nível em que aquele mundo que imaginávamos décadas atrás começa a deixar de ser apenas ficção.

O mundo em seu bolso

Sabe esse iPhone 4 de última geração que você tanto quer, mas considera como artigo de luxo? Em apenas cinco anos, os supersmartphones deixarão de ser privilégio de poucos para ser algo fundamental na vida de todos. Lembra-se de como era o computador há alguns anos? Com os celulares inteligentes vai ser a mesma tendência.
Crescimento no número de smartphones
 Essa necessidade por conectividade móvel, segundo a Gartner, vai fazer com que cerca de 90% da população global possua um smartphone em 2015. Em números, esse valor corresponde a 6,5 bilhões de usuários, aproximadamente.
Entretanto, mesmo que esse crescimento não seja uniforme (as previsões da consultoria apontam para um aumento menor na África e em alguns países da Ásia), é o suficiente para que surja uma preocupação em relação ao suporte oferecido a essa demanda.
Um relatório divulgado pela consultoria francesa Exane aponta um possível colapso nas redes telefônicas móveis caso a infraestrutura não seja adaptada a essa nova realidade. A grande troca de dados originada do enorme número de conexões via celular vai forçar a adoção de um novo padrão de cobertura.
Se já em 2011 a utilização das conexões 4G vai ter um crescimento considerável, a expectativa é que na metade da década a quarta e a quinta gerações já sejam consideradas padrões. Além disso, segundo as previsões de Reto Meier, essas redes sem fio serão ubíquas, ou seja, poderão ser acessadas em todos os lugares do mundo.
O mundo coberto por internet sem fio
Sendo assim, você não precisa mais se preocupar se seu destino está dentro da área de cobertura, pois a internet móvel passará a cobrir todos os cantos do mundo. Isso facilitará o crescimento da vida online, porém vai necessitar que os smartphones estejam sempre conectados, o que vai fazer com que a bateria seja desgastada com mais facilidade.
Por conta disso, Meier acredita que os próximos celulares serão equipados com baterias células combustíveis (“fuel cell”), exatamente para que sua autonomia suporte os longos períodos online. A empresa MTI Micro, por exemplo, já iniciou pesquisas para o desenvolvimento desse tipo de fonte para gadgets.
A proposta é utilizar metano como fonte para gerar energia a fim de atingir um desempenho de até dez vezes maior do que o encontrado na tecnologia atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário