domingo, 24 de junho de 2012


Tecnologia verde nas ruas
 Você certamente já deve ter visto vários conceitos de tecnologia aplicados ao trânsito para resolver problemas urbanos e ecológicos. O aumento na frota faz com que problemas ambientais sejam acentuados, além de dificultar o fluxo dentro das cidades.
Para se ter uma ideia, a previsão do grupo A.T. Kearney é que 14,4 milhões de carros sejam vendidos apenas nos Estados Unidos em 2011. Agora adicione o restante do mundo e imagine o estrago causado pela emissão de poluentes à atmosfera.
Na tentativa de minimizar a situação, várias alternativas foram propostas, como o  desenvolvimento de veículos elétricos. Entretanto, o custo de produção e venda é alto, o que fez com que o projeto ficasse pouco popular até então.
Início da era dos carros ecologicamente corretos
Para o ano que vem, porém, a previsão é que as vendas dos chamados “carros híbridos” – veículos movidos a dois tipos de energia – cresça em até 35%. Esse aumento no consumo de automóveis ecologicamente corretos se dá por duas grandes razões: a queda nos preços, que torna o veículo competitivo com aqueles que utilizam combustível padrão e a diversificação da tecnologia, que possibilita o desenvolvimento de novos modelos.
Além disso, alguns governos tentam popularizar a tecnologia automobilística com base em incentivos fiscais, como isenção de impostos e benefícios para quem adquirir um carro híbrido. Dessa forma, a expectativa é que os motores elétricos deixem de ser um sonho ecologicamente correto para se tornar realidade já em 2011.
Isso é tão verdade que grandes marcas já estão investindo nesse tipo de veículos. É o caso da Toyota, Nissan, Ford e General Motors, que pretendem lançar carros híbridos já no ano que vem.
Dessa forma, espera-se que até 2015, cerca de 1,5 milhões de automóveis híbridos estejam circulando pelas ruas dos Estados Unidos. Isso possibilitaria que outros países, principalmente aqueles em desenvolvimento – como é o caso do Brasil – passassem a produzir e a utilizar esse tipo de carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário