domingo, 24 de junho de 2012


Menores e mais rápidos
Se a tendência é que os notebooks sejam ainda mais populares, é natural que os componentes acompanhem e fiquem ainda menores. Para possibilitar a tão sonhada mobilidade, entretanto, é preciso que computadores também ofereçam alto desempenho para suportar a oferta de informação.
Evolução dos processadoresA solução para isso está na velocidade dos processadores, que já há alguns anos vem crescendo vertiginosamente. A Intel, por exemplo, já planeja atualizar sua linha Quad-Core e trazer uma nova geração de i3, i5 e i7 mais rápidos. Contudo, a diferença não ultrapassaria 0,5 GHz.
Há uma razão para essa pequena variação. À medida que se aumenta a velocidade do processamento de dados, também cresce a energia produzida pelo chip, o que gera um superaquecimento. Por conta disso, é preciso manter um limite de segurança para os computadores, o que já aconteceu.
Para sanar esse problema, uma das soluções encontradas pelas empresas é diminuir o tamanho dos processadores. Além de fazer com que o componente ocupe menos espaço – o que facilita o encolhimento do aparelho –, um chip menor gera menos calor.
Por conta disso, a tendência é que o “encolhimento” dos componentes que formam o processador atinja proporções cada vez mais microscópicas. Segundo a própria Intel, 2011 será marcado como o lançamento de transistores de 22 nanômetros.

Potência nos navegadores

O ano de 2010 foi marcado pelo início da substituição de elementos em Flash pela linguagem HTML5, principalmente em páginas bastante populares como YouTube e Vimeo. Com isso, a próxima geração de navegadores vem explorar ao máximo o novo recurso.
Um dos grandes destaques do novo formato é a possibilidade de adicionar vídeos às páginas sem a necessidade de instalar e executar plugins para isso, já que os dados são transmitidos diretamente do código. Com isso, o browser não é sobrecarregado com informações de complementos, o que o deixa mais rápido.
HTML5 para turbinar os navegadores
Porém, os vídeos não são as únicas possibilidades do HTML5. De acordo com a opinião de vários especialistas, a nova linguagem faria com que o fluxo de informações na rede fosse mais estável. Isso sem falar no carregamento de páginas, que ficaria mais rápido principalmente em dispositivos móveis.
Essas são apenas algumas vantagens trazidas pelo novo padrão. Tendo em vista esses benefícios, todos os navegadores já trataram de se atualizar para dar suporte a essa linguagem. Para o ano que vem, por exemplo, está previsto o lançamento das novas versões do Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.
Contudo, o que essa melhoria nos browsers vai alterar em nossas vidas? Além das melhorias já citadas, a facilidade de navegação criará um ambiente propício para a navegação e, por consequência, para a criação de vidas virtuais.
Navegadores se adaptando ao novo formato
De maneira semelhante ao que aconteceu durante o fenômeno Second Life há alguns anos, a empresa Gartner acredita que mais de 80% dos usuários ativos da internet tenha uma espécie de vida paralela dentro do universo da rede até o fim de 2011.
 Apesar de a previsão ter sido feito com base no jogo que simulava a experiência humana, a estimativa não está longe de virar realidade. As redes sociais ganharam muito espaço e relevância nos últimos anos, fazendo com que o real e o virtual praticamente se unissem. Basta olhar para o Facebook, que é considerada a página mais acessada do mundo e que possui um número de usuários que cresce a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário