domingo, 24 de junho de 2012


Grandes novidades em sua vida
O fim dos livros e a vitória dos e-readersO que você faria caso sua internet fosse tão rápida quanto à imaginada em 2020? Se com a velocidade atual a quantidade de downloads é assombrosa, nada mais lógico do que esse número crescer consideravelmente com as novas possibilidades de navegação.
Entre as várias consequências que isso acarretará está a extinção das bibliotecas da forma como conhecemos. Apesar de isso ser profetizado desde a invenção do computador, o surgimento de internet de alta velocidade e de dispositivos extremamente portáteis vai fazer com que os e-books substituam completamente os livros físicos.
A previsão feita por Jean Paul-Jacob, do Centro IBM de Pesquisa de Almaden, é compartilhada por vários consultores e futurólogos e possui uma comprovação empírica de que estamos caminhando para isso já em 2010. A Amazon anunciou este ano que a quantidade de livros digitais vendidos em seu site já superou a de impressos. Se isso está acontecendo hoje, em dez anos um livro de papel tem tudo para ser item de colecionador.
Além disso, a consciência ecológica deve estar em alta em 2020. Com as alterações climáticas ocorridas com o passar do tempo, a sociedade percebeu a importância da utilização de recursos renováveis.
O uso da energia solar, por exemplo, se tornará bastante popular na próxima década, já que a tecnologia responsável pela captação dos raios solares e sua transformação em eletricidade terá evoluído ao ponto de possibilitar uma redução de preços.
Prédios com energia solar
Fonte: Grontmij
Em dez anos, a União Europeia pretende aumentar os índices da utilização de fontes de energia renováveis em seus países. O objetivo é que 20% da eletricidade utilizada na região provenham desses recursos, principalmente do Sol.

Nas ruas ou nos céus?

O maior de todos os sonhos futuristas será realidade em 2020. Se você sempre quis presenciar o dia em que os carros voarão pelos céus em vez de lotar as ruas das cidades, cuide bem de sua saúde e viva por mais dez anos. Na próxima década, os veículos voadores deixarão de ser ficção para ser algo bastante comum. Já imaginou ter o seu?
Porém, não pense que esse tipo de tecnologia vai ser criada nos próximos anos: ela já existe! Várias empresas já desenvolveram seus projetos, embora poucos tenham saído do papel. Entretanto, outras estão em estágio bem avançado. É o caso da Terrafugia, que já conseguiu autorização do governo dos Estados Unidos para fabricar o primeiro modelo de carro voador.
Transition, o carro voador
Divulgação/Terrafugia
Além disso, o design desses veículos tende a evoluir em uma década. O automóvel da Terrafugia, por exemplo, parece muito mais com um avião do que com um automóvel. Com o passar do tempo, a tendência é que seu tamanho diminua e sua forma fique mais “apresentável”.
O mesmo deve acontecer com os preços. O modelo que deve ser lançado no fim de 2010 possui um valor estimado de US$ 194 mil – algo próximo de R$ 340 mil. Com a entrada de outras marcas e a evolução da tecnologia, o esperado é que os carros voadores fiquem mais baratos e populares.

2030: Os Jetsons estavam certos

“Os Jetsons” foi um desenho que fez muito sucesso no Brasil durante a década de 80. A animação retratava o cotidiano de uma família na metade do século XXI, com direito a robôs como empregados, carros voadores, projetores e tudo aquilo que a imaginação da época imaginava como sendo o futuro.
As previsões para 2030 se aproximam muito disso. Guardando as devidas proporções, muito das tecnologias que faziam as crianças da época encherem-se de assombro saem da ficção para se tornar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário